Provedoria do Doente: IPO Porto cria entidade para facilitar a articulação com os doentes
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o IPO Porto cria uma entidade à qual o doente se pode dirigir para apresentar as suas ideias, anseios e sugestões. A Provedoria do Doente é composta por duas mulheres, pacientes do Instituto Português de Oncologia do Porto.
A Provedoria do Doente, órgão consultivo inovador na organização e decisão dos cuidados de saúde na área da oncologia tem a missão de “facilitar a articulação com os doentes no que se refere às suas expetativas quanto aos respetivos cuidados de saúde e promover o exercício dos seus direitos e deveres”, explica Rui Henrique, Presidente do Conselho de Administração.
Este órgão proporcionará atendimento presencial ao doente, todas as semanas, exceto no mês de agosto. Às segundas-feiras (segunda e quarta semanas do mês) entre as 09h00 e as 10h00. Às quintas-feiras (primeira e terceira semanas) entre as 12h30 e as 13h30.
O objetivo desta provedoria é ouvir o doente, desenvolver mecanismos facilitadores de comunicação, encorajá-lo a participar ativamente na sua vivência enquanto utilizador dos serviços disponíveis, partilhando experiências, necessidades ou sugestões de melhoria. Trata-se de um órgão de aconselhamento do Conselho de Administração com uma dinâmica própria e que se pretende que tenha impacto nas decisões que impliquem alterações na organização dos cuidados de saúde.
A Provedoria do Doente é composta duas mulheres, pacientes do Instituto Português de Oncologia do Porto, que vão ser as primeiras provedoras do doente, designadas por três anos, que assumem o compromisso de manifestar junto do Conselho de Administração as preocupações relativas à organização dos cuidados de saúde dos doentes.
A cerimónia de assinatura da carta de compromisso ocorreu dia 4 de fevereiro, às 15h30, no IPO Porto.
04 Fevereiro 2020
-
Cancro do intestino é a principal causa de morte por cancro em Portugal
Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce no mês Europeu de Luta contra o Cancro do Intestino, que começa hoje e termina no final de março. Recuperar rastreios é a prioridade.
01.03.2021 às 12h54
-
Curadores alertam para urgência oncológica no regresso do Tenho Cancro. E Depois?
Os 15 curadores do Tenho Cancro. E Depois? reuniram-se pela primeira vez este ano para estabelecer as prioridades no combate ao cancro em Portugal e perceber o que é preciso fazer para melhorar os cuidados oncológicos na ressaca do impacto da covid-19. Saiba tudo em detalhe na edição impressa do Expresso
24.02.2021 às 19h53
-
Cancro infantil. Seminário esclarece dúvidas e preocupações das famílias
Como está o diagnóstico, tratamento e sobrevivência das crianças e adolescentes com doença oncológica em tempo de covid-19? Qual a importância de brincar, dos momentos lúdicos e qual a realidade das aulas online? Estas serão algumas questões em debate no 7º Seminário de Oncologia Pediátrica, uma iniciativa da Fundação Rui Osório de Castro (FROC)
22.02.2021 às 11h12
-
Como explicar às crianças o que é o cancro?
“Os superpoderes da Júlia” é o audiolivro infantil lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para ajudar os pais a explicar aos filhos o que é a doença oncológica
09.02.2021 às 13h50
-
"Será possível obter resultados tangíveis e maiores ganhos em saúde"
No dia em que foi divulgado o Plano Europeu de Combate ao Cancro, a eurodeputada Sara Cerdas reage com otimismo à futura implementação do mesmo
03.02.2021 às 18h04
-
Europa. 4 mil milhões de euros destinados ao combate ao cancro
O Plano Europeu de Combate ao Cancro foi apresentado hoje, em Bruxelas
03.02.2021 às 15h41