Notícias

Covid-19 e cancro: Há uma nova linha telefónica de apoio aos doentes

Apoio psicoemocional, apoio económico, social e jurídico serão algumas das valências da linha especial

A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte anunciou esta quarta-feira a criação de uma linha telefónica especial - 800 919 232 - para ajudar doentes oncológicos, tendo suspendido alguns dos seus serviços e atividades devido à epidemia covid-19.

"Face ao evoluir da crise epidémica da covid-19 e considerando que a aposta na contenção e prevenção será a melhor forma de lidar com este vírus, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro deliberou a suspensão de alguns dos seus serviços e atividades", refere a instituição em comunicado.

No entanto, sublinha, "a missão de apoiar o doente oncológico em todas as fases da sua doença e seus familiares mantém-se e nesta fase deverá ser reforçada".

A liga lembra que os doentes com cancro possuem um sistema imunológico mais frágil e as suas defesas perante as infeções e os vírus estão mais debilitadas, estando assim mais suscetíveis de contrair covid-19.

"Para fazer face a todas as dúvidas e orientar os doentes oncológicos", a Liga Portuguesa Contra o Cancro/Norte "criou uma linha telefónica especial para apoiar os doentes", afirma.

Apoio psicoemocional, apoio económico, social e jurídico serão algumas das valências da linha especial.

A instituição salienta que, apesar de todas as Unidades de Rastreio do Cancro da Mama da Liga estarem encerradas até final de março, as consultas de aferição do Rastreio do Cancro da Mama ficam reduzidas no número e aos casos mais urgentes.

As consultas de psico-oncologia externas foram suspensas, mas as consultas nas instalações no Núcleo Regional do Norte (Porto) serão realizadas por telefone ou videochamada.

Refere ainda que foi também reduzido ao mínimo indispensável o número de voluntários hospitalares e suspendidas as consultas de diagnóstico precoce do cancro da pele e do cancro da cavidade oral.

O Centro de Dia está encerrado temporariamente, mas, "sabendo das carências dos seus utentes", a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte assegura "a distribuição diária das refeições ao domicílio dos utentes mais necessitados, bem como a compra de medicamentos (caso seja necessário)".

Notícias

Mais