Notícias

Nobel da Química e a evolução de medicamentos contra o cancro

O prémio Nobel da Química foi atribuído aos norte-americanos Carolyn Bertozzi, Barry Sharpless e ao dinamarquês Morten Meldal

O Nobel foi entregue "pelo desenvolvimento da química de cliques e química 'bioorthogonal', anunciou a Real Academia Sueca de Ciências.

O trabalho dos premiados deste ano contribuiu para melhorar os medicamentos contra o cancro, avançou a Real Academia de Ciências da Suécia, acrescentando que a investigação “ultrapassa as fronteiras [da química] e tem um grande impacto na ciência e na sociedade”.

“A química do clique é usada no desenvolvimento farmacêutico, para mapear o DNA e criar materiais mais adequados à finalidade. Usando reações ‘bioorthogonais’, os investigadores melhoraram o direcionamento dos fármacos anticancerígenos”, explicou a academia sueca.

O prémio recompensa trabalhos que “facilitam processos difíceis. A química do clique e as reações ‘bioorthogonais’ trouxeram a química para a era do funcionalismo”, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, os vencedores deste ano “estabeleceram as bases para uma forma funcional de química, a química do clique, na qual os blocos de construção molecular são unidos de forma rápida e eficiente”.

Bertozzi, em particular, “levou a química do clique para uma nova dimensão e começou a usá-la em organismos vivos. As suas reações ‘bioorthogonais’ ocorrem sem perturbar a química normal da célula”.

TT NEWS AGENCY

A academia sueca lembrou que “já há muito tempo que os químicos são movidos pelo desejo de construir moléculas cada vez mais complicadas” e, “na pesquisa farmacêutica, isso envolveu, muitas vezes, a recriação artificial de moléculas naturais com propriedades medicinais”.

Isso deu origem a muitas construções moleculares admiráveis, mas geralmente são demoradas e têm uma produção muito cara, referiu a academia, em comunicado.

Sharpless, que agora está a receber o seu segundo Prémio Nobel de Química, começou a “dar o pontapé inicial”, alegou a academia, lembrando que este cientista criou o conceito de química do clique, uma forma simples e confiável de química, na qual as reações ocorrem rapidamente e os subprodutos indesejados são evitados.

Notícias

Mais