Como lidar com o aumento de doentes com cancro e sobreviventes?
"O sobrevivente de cancro nunca mais se livra do medo de uma recidiva", afirma Tamara Milagre, Presidente da Associação Evita.
Tamara Milagre, Presidente da Associação Evita, explica como a investigação, os tratamentos personalizados, o avanço da ciência e a prevenção e deteção precoce permitem que haja um número crescente de sobreviventes de cancro. A importância de apoiar esta pessoas é extrema, de forma a que possam regressar à sua vida normal o quanto antes.
03 Julho 2019
Relacionados
-
Cancro Hereditário: Saiba o que é a Associação Evita
A Evita tem como missão salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e das famílias afetadas pelo cancro hereditário.
-
Cancro hereditário: Só 45,2% das unidades hospitalares têm estrutura para seguir famílias e doentes
O inquérito “O Panorama do Cancro Hereditário em Portugal” envolveu 611 inquiridos e teve a participação de 31 unidades de saúde e hospitais. "Os resultados deste estudo são muito importantes para que se possa construir uma rede que apoie estas pessoas", refere Gabriela Sousa, médica oncologista.
03.12.2019 às 10h59
- 1:17
Cancro da mama: "Felizmente os resultados são cada vez melhores"
Catarina Rodrigues dos Santos, do IPO de Lisboa, explica não só as implicações que o diagnóstico de cancro de mama tem nos doentes e nas famílias, como também o porquê desta patologia apresentar bons resultados comparativamente a outros cancros.
18.11.2019 às 11h10
- 3:22
Todos os anos, mais de 200 mil mulheres em todo o mundo são diagnosticadas com cancro do ovário
Mafalda Casa Nova, médica oncologista, esteve na Edição da Manhã.
14.11.2019 às 9h14
- 1:24
"As pessoas com doenças graves e incuráveis não podem ser deixadas para trás"
Os cuidados paliativos existem para proporcionar a máxima qualidade de vida possível às pessoas com doença crónica ou prolongada. Esta área da medicina foca-se em dar uma resposta aos problemas decorrentes deste tipo de doenças, onde o cancro se inclui, na tentativa de prevenir o sofrimento que a patologia gera nos doentes e nas famílias.
11.11.2019 às 15h31
- 2:00
Qual é o papel da cirurgia em oncologia?
"A cirurgia tem um papel muito relevante, mas pode não ser o primeiro tratamento a fazer", revela a cirurgiã Catarina Rodrigues dos Santos, do IPO de Lisboa.
08.11.2019 às 12h35
- 1:47
"É injusto e falso dizer que no cancro há vencedores e derrotados"
Quantas vezes ouvimos dizer que alguém "perdeu a luta contra o cancro?" A opinião de Isabel Galriça Neto, diretora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz.
06.11.2019 às 10h20