Adegas cooperativas pedem solução urgente para eliminar o excesso de stock de vinho
PAÍS
As adegas cooperativas pedem uma solução urgente para eliminar o excesso de stock de vinho antes do início da próxima vindima. O país importou, no último ano, quase 300 milhões de litros, sobretudo de Espanha onde os fatores de produção permitem vender a preços mais baixos.


Portugal continua a engarrafar vinho, mas o problema está nos 120 milhões de litros que se calcula haver de excedente nas adegas cooperativas e privadas de todo o país.




A Federação das Adegas de Portugal começou a alertar, no início do ano, para o problema do setor, mas, até agora, não há autorização da comunidade europeia para uma destilação de crise, ou seja, a eliminação parcial do excedente com ajuda de fundos europeus.