Anemia afeta 20%
da população adulta
Saúde e bem-estar
Em vésperas do Dia Nacional da Anemia, que se assinala amanhã. João Mairos, presidente do Anemia Working Group Portugal (AWGP), considera que um subdiagnóstico e uma má nutrição global podem explicar a elevada percentagem de pessoas com anemia em Portugal.

Quanto ao problema de falta de sangue nos hospitais portugueses e a consequente necessidade de reduzir o número de transfusões, no caso das pessoas com anemia, pode ser evitável se houver um tratamento correto.

João Mairos explica que o Patient Blood Management (PMB) é um conceito multidisciplinar e que a comunicação entre os vários elementos do sistema não existe: “Os médicos, os cirurgiões, não estão tão sensibilizados para isto e, portanto,
é necessário haver uma coordenação de esforços no sentido de todos contribuírem para que não seja necessário fazer a transfusão”.




O presidente do AWGP defende que devia haver um plano nacional centrado na Direção-Geral de Saúde, como existe para outras situações clínicas.

“Existem estudos piloto, vários hospitais, os IPO, hospitais no norte, no centro e no Sul, mas não estão interligados. Esta interligação penso que era útil, tanto mais que o PBM começa na Medicina Geral e Familiar".
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->