Células da memória começam a falhar em menos de uma semana de consumo de fast food
Alimentação e Nutrição
Bastam quatro dias de fast food para o cérebro começar a ressentir-se. Hambúrgueres, batatas fritas e outros alimentos ultraprocessados não só pesam na balança como também perturbam os circuitos da memória. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte concluiu que uma dieta ocidental rica em gordura altera rapidamente o funcionamento de células cerebrais essenciais à memória, embora os danos possam ser revertidos.

“Sabíamos que a dieta e o metabolismo podiam afetar a saúde cerebral, mas não esperávamos encontrar um grupo tão específico e vulnerável de células (os interneurónios CCK do hipocampo) diretamente perturbado por uma exposição de curto prazo a uma dieta rica em gordura”, explicou Juan Song, do Centro de Neurociências da Universidade da Carolina do Norte.

“O que mais nos surpreendeu foi a rapidez com que estas células alteraram a sua atividade em resposta à redução da glicose e como essa mudança, por si só, bastou para prejudicar a memória”, acrescentou a investigadora, citada pelo New Atlas.