ChatGPT: saiba mais sobre o novo programa de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) tem sido tema de debate nas últimas décadas e a sua chegada às mãos dos utilizadores era, há muito, antecipada. Depois de expectativas crescentes, eis que surge o ChatGPT, uma das novidades do mundo tecnológico com maior impacto global. O programa, criado pela Open AI - uma empresa privada apoiada pela Microsoft - está a revolucionar a tecnologia.

O ChatGPT, como o nome indica, é uma plataforma de conversação e deteta qualquer idioma. É através deste formato de diálogo que a Inteligência Artificial e o utilizador comunicam.

O que é o ChatGPT?

Quando faz uma pergunta, o chatbot pesquisa na sua memória para encontrar informações relevantes e usá-las para gerar uma resposta. No fundo, o ChatGPT tem a capacidade de reter e processar dados de uma forma quase ilimitada, armazenando mais informação que todas as enciclopédias.

O ChatGPT não serve apenas o modelo de pergunta-resposta. A lista de possibilidades é quase interminável. Se partilhar o problema, há uma elevada probabilidade de que o ChatGPT possa ajudá-lo e resolvê-lo.

O que posso fazer no ChatGPT?

Já se deve ter questionado se o ChatGPT pode responder corretamente a perguntas de exame. E a resposta é sim, e já aconteceu várias vezes, o que tem preocupado a comunidade docente.

Como aceder ao ChatGPT?

A resposta é sim, mas o utilizador é advertido assim que entra no site. A Open AI armazena dados gerados quando interage com o ChatGPT. Mas porquê?

De acordo com a OpenAI, o conteúdo gerado pela interação é usado para aperfeiçoar o modelo de Inteligência Artificial. Na prática, os trechos das conversas podem ser lidos e analisados por alguém.

Não obstante, o utilizador é avisado para não partilhar informações confidenciais com o ChatGPT. Porém, se já o fez em algum momento, poderá enviar um e-mail para deletion@openai.com e colocar “solicitação de exclusão de conta” no assunto. No corpo do e-mail deverá escrever, “por favor, exclua a minha conta”. Irá depois receber um e-mail de confirmação assim que a solicitação estiver concluída.

Registaram-se vários problemas de segurança nos primeiros dias após o lançamento do ChatGPT e algumas dessas adversidades foram abordadas. No entanto, por mais esforços para tornar o ChatGPT 100% seguro, é preciso ter em conta que se trata apenas de um protótipo de Inteligência Artificial.

O ChatGPT é seguro?

O ChatGPT é gratuito?

Até ao momento, o acesso ao ChatGPT é gratuito. Todavia, o tipo de trabalho necessário para manter uma tecnologia tão poderosa como o ChatGPT em operação requer uma quantia impressionante de dinheiro.

O CEO da Open AI, Sam Altman, alertou que a empresa terá de monetizar o ChatGPT a qualquer momento.


Em Portugal, para ter uma conta no ChatGPT Plus terá de pagar 20 euros.

O ChatGPT pode substituir o motor de pesquisa

do Google?

A ferramenta de Inteligência Artificial não vai substituir a pesquisa do Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa, pelo menos não tão cedo.

O Fórum Económico Mundial afirma que, embora alguns empregos possam tornar-se redundantes, as pessoas não vão perder o trabalho. Segundo a Forbes, o benefício para o ser humano passa por uma maior liberdade para se concentrar no desenvolvimento e no uso de habilidades que as máquinas ainda não possuem.

O ChatGPT vai substituir

mão de obra?

Quais as limitações

do ChatGPT?

A máquina não é sinónimo de perfeição. De acordo com a Open AI, as respostas dadas pelo ChatGPT podem ser falsas e imprecisas. Isto não significa que seja totalmente defeituosa, dá apenas a entender que há uma pequena margem de erro, apesar de parecer que as respostas que dá são plausíveis.

No seu site, a Open AI afirma estar ciente das limitações do modelo e planeia atualizações regulares para melhorar diversas áreas.


Por ser um programa protótipo, a Open AI tem apelado aos utilizadores para que apontem problemas ou sugiram possíveis melhorias. Nesta fase, o feedback é essencial.

Que alternativas há

ao ChatGPT?

O mais próximo que pode chegar do ChatGPT é o GPT-3 Playground, também da Open AI, que usa tecnologia semelhante aquela com que o ChatGPT foi construído. No entanto, o ChatGPT tende a dar uma resposta mais controlada (para garantir um uso seguro), enquanto o GPT-3 Playground deixa espaço para respostas menos restritas e uma personalização ainda maior.

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->