Comissão Europeia avisa que "judeus vivem novamente com medo"
MUNDO
A Comissão Europeia condenou o ressurgimento de atos antissemitas em toda a União Europeia desde o início do conflito no Médio Oriente, considerando que "os judeus da Europa vivem hoje novamente com medo".
"O aumento de incidentes antissemitas em toda a Europa nos últimos dias faz lembrar alguns dos períodos mais sombrios da história", indica o executivo europeu num comunicado de imprensa.
A Comissão Europeia referiu casos como 'cocktails molotov' lançados contra uma sinagoga na Alemanha, inscrições com estrelas de David em edifícios na França, a profanação de um cemitério judaico na Áustria, ataques a lojas e sinagogas na Espanha e 'slogans' hostis entoados durante manifestações.


"Devemos lutar contra este aumento do antissemitismo, bem como contra o aumento do ódio antimuçulmano que temos testemunhado nas últimas semanas e que não tem lugar na Europa", acrescenta a Comissão. "A lei da UE criminaliza o incitamento público ao ódio e à violência e define uma abordagem comum para combater o discurso de ódio e os crimes racistas e xenófobos: garantir a sua aplicação rigorosa é mais imperativo do que nunca", sublinha o executivo europeu.
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->