Como os antidepressivos podem prevenir ideias suicidas em jovens com depressão
Saúde Mental
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) afirmam que o uso de antidepressivos é crucial para prevenir ideias e comportamentos suicidas em jovens adultos com depressão, contrariando um alerta internacional com mais de 20 anos.


Maria Augusta Vieira-Coelho lembrou que "a depressão é muito frequente nos alunos universitários por causa das mudanças", aconselhando: "Durante as primeiras semanas se calhar a família tem de se alterar, estar mais presente, ou o doente ir para casa da família. Não é um comprimido que vai resolver a situação".
Partindo desta convicção, um grupo de investigadores da FMUP levou a cabo um trabalho, entretanto publicado no European Psychiatry, com o objetivo de avaliar se o tratamento com antidepressivos, nomeadamente com inibidores da recaptação da serotonina e da noradrenalina, está associado a um risco maior de comportamentos suicidas nos jovens medicados.
Os investigadores averiguaram o que aconteceu numa série de ensaios clínicos e concluíram que o tratamento com estes fármacos reduziu o suicídio em doentes diagnosticados com depressão, muitas vezes grave.
Os investigadores sublinham, ainda, que evitar a toma de antidepressivos devido a "receios infundados" pode ter o efeito contrário, ou seja "pode efetivamente aumentar o risco dessas ideias e desses comportamentos que ameaçam a própria vida".