Crianças criam jogo
de tabuleiro sobre a Constituição portuguesa
PAÍS
Cerca de 190 crianças de dez turmas dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte criaram um jogo de tabuleiro chamado “Jogo da Constituição”, através do qual se aprendem aspetos práticos sobre a Constituição da República Portuguesa e ganha quem chegar ao final com mais cravos.


O projeto foi dinamizado pela associação de desenvolvimento Beira Serra, no âmbito do projeto CIVITAS, envolve crianças entre os 8 e os 12 anos e o jogo resulta de um processo participado e colaborativo, em que os sete agrupamentos escolares envolvidos, com base na discussão, dúvidas, reflexão sobre questões de cidadania e propostas apresentadas, deram contributos para criar o primeiro protótipo.
O gestor do projeto, Marco Gabriel, explicou que o propósito é ensinar às crianças os princípios "da democracia, educar para uma consciência cívica, para a literacia democrática, para conhecerem a base dos direitos, deveres, liberdades e garantias".
O “Jogo da Constituição” está à venda a partir de janeiro de 2024 na loja física e virtual da Assembleia da República.

Embora seja um projeto feito localmente, os responsáveis atribuem-lhe uma dimensão nacional e vão divulgá-lo junto dos municípios do país, para que chegue a todas as escolas e outras entidades.
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->