Crianças em risco: fumo do tabaco pode ficar nas paredes

e mobílias

A pneumologista Sofia Ravara alertou para os riscos do "fumo em terceira mão", substâncias libertadas pelo fumo do tabaco que podem estar nas paredes, mobílias ou mesmo no hálito dos fumadores e que prejudicam sobretudo as crianças.

Segundo a especialista, as crianças são as mais expostas a estes riscos, sobretudo os bebés que gatinham e levam as mãos à boca.

No entanto, a organização alerta para o facto de esses produtos químicos poderem "ser transformados em outras formas perigosas com efeitos atualmente desconhecidos".

Para Sofia Ravara, o novo diploma devia ir mais longe, proibindo fumar em todos os locais públicos, exteriores e interiores.

A especialista salientou que está a começar "um movimento europeu fortíssimo", com a revisão da diretiva da União Europeia sobre a exposição ao fumo de tabaco, no qual Portugal vai participar através da sociedade civil e que "vai ajudar os portugueses a perceberem" a importância de uma sociedade "mais interventiva".

A Smoke Free Partnership alerta para "o grave impacto" do fumo passivo: Além dos 1,2 milhões de mortes anuais estimadas globalmente, o impacto que este tem sobre o ambiente também precisa de ser enfrentado.

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->