Este mês, há um espetáculo de estrelas cadentes que vai poder ver em Lisboa

O espetáculo acontece todos os anos e em 2023 não será exceção. No segundo fim de semana de agosto, o céu - que servirá de tela - será pintado por uma chuva de meteoros.



As Perseidas, que são a chuva de meteoros considerada mais impressionante, terá o seu pico nos dias 12 e 13 de agosto. Portanto, se o céu não estiver nublado, quem olhar para cima durante estas duas noites será presenteado com um cenário único.


Apesar de estes serem os dias em que o espetáculo será mais evidente, o mesmo prolonga-se de 17 de julho a 24 de agosto.

Durante este período, existe a possibilidade de ver as conhecidas estrelas cadentes sempre que o ponto radiante - ponto no céu de onde parecem vir as Perseidas, que neste caso é a constelação Perseus - da chuva de meteoros estiver acima do horizonte, com o número de meteoros visíveis a aumentar quanto mais alto estiver o ponto radiante no céu.



O ponto radiante atinge o ponto mais elevado pelas 07:00, pelo que o melhor horário para observar o aglomerado de meteoros será sempre pouco antes do amanhecer.


Neste período, a rotação da Terra coloca Lisboa em direção dos meteoros das Perseidas que se aproximam, provocando inúmeros rastos luminosos no céu.

No seu pico, estima-se que, por hora, 150 estrelas cadentes rasguem os céus – vale a pena notar que nem todas poderão ser vistas devido à possibilidade de a visibilidade não ser de 100%.



<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->