Estreia em Cannes filme sobre
a luta dos habitantes de Covas do Barroso contra a exploração de lítio
CULTURA
O filme é "A Savana e a Montanha", de Paulo Carneiro, que se estreia no sábado na Quinzena de Cineastas, um programa paralelo do Festival de Cannes, com a presença do realizador e de alguns dos habitantes de Covas do Barroso.
A longa-metragem é apresentada como uma ficção, sobre uma comunidade que decide unir-se para expulsar uma empresa estrangeira que quer construir uma mina de exploração de lítio na sua aldeia.
A Quinzena de Cineastas, que decorrerá de 15 a 25 de maio, é um programa independente não competitivo, que decorre em paralelo ao Festival de Cannes e é organizado pela Sociedade de Realizadoras e Realizadores de Cinema.
Além de "A Savana e a Montanha", a programação inclui ainda a curta-metragem "Quando a terra foge", de Frederico Lobo, também rodada em Trás-os-Montes, e a curta-metragem "O jardim em movimento", da realizadora e artista visual Inês Lima.