Greta Thunberg ajuda migrantes climáticos do Paquistão e

da Somália

A fundação da ativista pela justiça climática Greta Thunberg doou 275.000 euros para apoiar a resposta de emergência da Organização Internacional para as

Migrações às enchentes históricas

no Paquistão e à seca na Somália.

A doação foi feita na sequência de um debate entre a ativista e o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, no qual "encontraram muitos pontos em comum" relativamente ao impacto das alterações climáticas na mobilidade humana.

Segundo a mesma fonte, Greta Thunberg defendeu, na conversa realizada por videoconferência, que é preciso apoiar as pessoas "antes de se mudarem, enquanto se mudam e depois de se mudarem", considerando que se deve enfrentar esta crise "pensando de forma holística como em qualquer outra emergência".

De acordo com a OIM, 20 milhões de pessoas deslocam-se todos os anos devido aos efeitos

das alterações climáticas, o que provoca "uma necessidade urgente de prevenir crises ambientais globais e abordar os impactos da migração climática".

Por isso "há necessidade de solidariedade

e corresponsabilidade pelo destino daquelas populações que já hoje experimentam no

seu quotidiano o sofrimento associado às alterações climáticas", referiu ainda.

Só na Somália e no Paquistão, para onde a fundação da ativista enviou uma doação e que registaram nos últimos meses enchentes e secas inéditas, há, de acordo com a OIM, mais de 15 milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária por causa de eventos climáticos extremos.

Milhões de pessoas passaram a viver abaixo do limiar da pobreza quando as monções destruíram vastas áreas de plantações e muitas famílias já empobrecidas perderam

os seus meios de subsistência.

A Somália atravessa um período histórico

de mais de dois anos de seca, algo que não acontecia há 40 anos, o que já levou mais

de 1,5 milhões de pessoas a fugir dos seus locais de residência, tornando-se refugiados ou deslocados internos.

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->