Ilha da Páscoa: descoberta a primeira estátua moai num lago seco

Uma nova estátua moai foi descoberta na Ilha da Páscoa, no Chile. É mais pequena do que as restantes

e é a primeira a ser encontrada num lago seco.

Os investigadores acreditam que possa haver mais peças enterradas na mesma zona. São conhecidas cerca de 900 estátuas moais na Ilha da Páscoa, Património Mundial da UNESCO.

Ao contrário das outras estátuas, a peça agora descoberta foi encontrada à superfície da ilha, num lugar inesperado - o fundo do Lago Rano Raraku. Trata-se de uma cratera que forneceu grande parte

da rocha vulcânica usada para criar as próprias esculturas.

As famosas "cabeças monumentais" terão sido construídas pelo povo Rapa Nui em homenagem aos líderes mortos. Localizadas de costas para o mar e de frente para o interior da ilha onde ficavam as localidades, estima-se que tenham sido criadas entre

os anos 1250 e 1500.

Apesar de ser menor do que a maioria das outras, a nova descoberta é considerada pelos especialistas arqueologicamente significativa por ser a primeira estátua moai a ser encontrada na zona do leito seco do lago.

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->