Maya Bay: baía tailandesa reabriu ao turismo há cerca de um ano

As autoridades tailandesas reabriram Maya Bay em 2022, depois de estar quase quatro anos fechada ao público. Em 2018 o excesso de turistas ditou o encerramento, prolongado em 2020 pela pandemia de covid-19. Durante o isolamento, os corais danificados recuperaram, a vida marinha prosperou e os tubarões-de-pontas-negras recuperaram nas águas rasas perto da praia.

Cerca de um ano após a reabertura, começam a notar-se novamente alguns sinais do impacto do turismo, embora agora existam restrições para visitar o local. Não é permitido tomar banho e os barcos com turistas têm de fazer o desembarque do outro lado da ilha. O acesso pedonal só é possível através de um passadiço e o número diário de visitas está limitado a 4.000.

Os animais que habitam esta zona costeira quase tinham desparecido devido à pressão turísticas. Graças ao isolamento, Maya Bay tornou-se um berçário para esta espécie de tubarão que ultrapassou os 160 exemplares.

Metavee e os colegas de equipa usam câmaras subaquáticas e drones para contar os tubarões, monitorizar as áreas de alimentação e reprodução. Uma vez por mês, a equipa vai à ilha e passa seis dias a recolher dados.

Maya Bay é um espaço importante para os tubarões mais jovens que ainda precisam de ficar em águas rasas, também para se protegerem dos tubarões adultos. A presença de tubarões na baía é igualmente relevante porque estes predadores matam a vida marinha mais debilitada, ajudando

à renovação do ecossistema.

Maya Bay (baía Maia, numa tradução literal) alcançou fama mundial graças ao filme "A Praia", com Leonardo di Caprio, quase todo rodado no local. O filme trouxe popularidade excessiva que acabou por destruir o património natural.

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->