Meteorito com 7,6 kg descoberto na Antártida

A Antártica é um lugar difícil para se trabalhar, por razões óbvias – é extremamente fria, remota e selvagem. No entanto, é um dos melhores lugares do mundo para caçar meteoritos.

Uma equipa internacional de cientistas voltou há pouco da Antártida com cinco novos meteoritos, incluindo um que pesa 7,6 kg.

Maria Valdés, investigadora do Field Museum e da Universidade de Chicago, estima que dos cerca de 45.000 meteoritos recuperados da Antártica no século passado, apenas cerca de cem são daquele tamanho ou maiores.

Os cinco meteoritos vão agora ser analisados pelo Instituto Real Belga de Ciências Naturais e outros sedimentos que podem conter micrometeoritos foram divididos entre os investigadores para estudos nas suas instituições.

Valdés diz estar ansiosa para ver o que as análises dos meteoritos revelam, porque “estudar os meteoritos ajuda-nos a entender melhor o nosso lugar no universo. Quanto maior for o tamanho da amostra que tivermos de meteoritos, melhor poderemos entender o nosso Sistema Solar e melhor poderemos conhecer-nos a nós mesmos”

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->