Nestas Europeias, pode votar em qualquer local onde exista uma mesa de voto
FUTURO HOJE
Os cadernos eleitorais já eram digitais e já foram suados como tal, quer em testes no território nacional quer nos votos dos emigrantes. Mas é a primeira vez que qualquer pessoa com capacidade para votar nestas eleições pode escolher livremente a mesa de voto que lhe convém, em Portugal e em embaixadas e consulados no estrangeiro.
Um sistema que dificilmente será repetido, as próximas eleições são autárquicas, o que implica três boletins de voto diferentes e diferenças em cada freguesia. É na prática impossível que cada mesa tenha todos os boletins.
Mesmo para as presidenciais de 2026, aqui com um circulo único e boletins iguais em todos os sítios, será necessário que o legislador queira e consiga, alterar a lei em tempo útil porque este sistema não está previsto.
No Futuro Hoje fomos ver muito do que está por detrás de uma votação assim. Uma máquina de segurança que garante a fiabilidade da votação aparemente simples, e mostramos como se vota com 29 mil computadores que foi necessário comprar.