Novo dispositivo para reabilitação de AVC pode ajudar doentes a recuperar
os movimentos
Mundo
O testemunho comovente de Lisa Vincent, de 52 anos, uma das primeiras pacientes a testar um novo dispositivo de reabilitação de AVC, que poderá ajudá-la a recuperar os movimentos perdidos.


Inicialmente, Vincent não acreditava que o tratamento fosse resultar. “Pensei: isto não vai funcionar comigo… Mas, quando comecei a notar mudanças, foi como o aniversário, o Natal, tudo ao mesmo tempo. Foi o melhor dia da minha vida.”


O protótipo prende-se ao antebraço e está equipado com elétrodos para detetar a ativação muscular e estimuladores que ativam os nervos do paciente. Lisa descreve a sensação como “um formigueiro, seguido de uma massagem profunda”.
O dispositivo liga a estimulação sensorial à atividade muscular, promovendo a neuroplasticidade no cérebro. Essencialmente, ajuda a refazer a ligação entre o cérebro ao membro afetado, melhorando o controlo motor.


Para Lisa Vincent, o dispositivo trouxe melhorias significativas ao seu braço esquerdo, que antes estava completamente rígido. Agora, é capaz de dobrá-lo e fleti-lo com muito mais controlo do que esperava. “Até consegui pegar na minha neta”, contou emocionada.