O caso inédito de homem que desenvolve doença rara após seguir conselho do ChatGPT
Mundo
É importante ter cuidado com os conselhos dados pela Inteligência Artificial, principalmente quando se trata de assuntos relacionados com a saúde. Foi este o alerta deixado por uma revista de saúde norte-americana depois de um homem de 60 anos ter contraído uma doença rara após uma interação sobre a remoção de sal da sua dieta com o ChatGPT.


O artigo foi publicado na revista Annals of Internal Medicine e revela, segundo o The Guardian, o caso de um homem de 60 anos que desenvolveu bromismo - uma intoxicação por ingestão excessiva de substâncias compostas com bromo - após consultar o chatbot de inteligência artificial. Trata-se de uma síndrome bastante conhecida no século XX, que se acredita ter contribuído para um em cada 10 internamentos psiquiátricos na altura.


O paciente terá revelado aos médicos que, depois de ler sobre os efeitos negativos do sal de cozinha, questionou o ChatGPT sobre outras opções viáveis para o eliminar da sua dieta. Acabou a tomar brometo de sódio durante três meses. Isto, apesar de ter lido que “o cloreto pode ser trocado por brometo, embora provavelmente para outros fins, como limpeza”.