O que fazer perante

uma burla?

A EDP já avisou sobre uma nova burla que anda a circular nas redes de comunicação dos cidadãos portugueses, da mesma forma que as autoridades já avisaram sobre uma nova vaga

de mensagens fraudulentas através do método comum “olá mãe, olá pai”.













No caso da EDP, a mensagem enviada ao cliente ou telefonema "avisa" que tem pagamentos

em atraso e pede dados bancários como IBAN e número de cartão de crédito “para suposto reembolso de valores

ao cliente”, como avisa

o comunicado da empresa.













A EDP esclareceu que “nunca contacta proativamente o cliente para recolher informações sobre dados bancários”.

































No fim de 2022, houve várias burlas a circular nas redes de comunicação dos portugueses e, agora, voltaram. O alerta do Ministério Público descreve a situação.


“Nestas mensagens, os agentes criminosos abordam as vítimas com o propósito de as convencer de que são seus filhos e perderam, ou danificaram o respetivo telefone, estando por isso a utilizar um número novo, provisório ou emprestado. O processo acaba sempre em pedidos de realização de pagamentos a favor de terceiros”




















Na maioria dos casos, as autoridades aconselham a:


- nunca aceitar ofertas não solicitadas

- não fornecer dados pessoais ou profissionais a alguém que não esteja identificado

- regularmente atualizar o antivírus do computador

- alterar a palavra-passe com frequência

- não clicar em links duvidosos, especialmente que parecem remeter para o site do seu banco












Para mais informações e cuidados

a tomar consulte o site da GNR e leia este artigo com atenção:






















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