Origem da

covid-19: relançada teoria de acidente num laboratório

na China

Desde o início da pandemia de covid-19 que os especialistas tentam esclarecer o mistério sobre a origem do vírus SARS-CoV-2. O Departamento da Energia dos EUA avança com a teoria de um acidente num laboratório na China, hipótese que já é sustentada por outras entidades como o FBI.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, insiste que o desconhecimento que ainda subsiste sobre a origem do novo coronavírus "compromete a capacidade" de preparação para “futuras pandemias” e reconhece que todas as hipóteses sobre a origem "continuam sobre a mesa".

Os peritos da OMS que viajaram no ano passado para a China, onde o coronavírus foi detetado pela primeira vez em 2019, admitiram quatro hipóteses para a origem do SARS-CoV-2:


- transmissão de um animal às pessoas através de um animal intermediário (hipótese mais provável);

- transmissão direta através de uma única espécie;

- contaminação na cadeia alimentar;

- acidente laboratorial.

Segundo o diretor-geral da OMS, apesar de a

covid-19 ter "diminuído significativamente" em 2022, "ainda há muitas incertezas e lacunas" para "dizer que a pandemia acabou".

Tedros Adhanom Ghebreyesus enumerou lacunas na vigilância, nos testes e no sequenciamento genético do coronavírus, na vacinação, na terapêutica e na resposta dos sistemas de saúde, que, a seu ver, afetam a compreensão de como o SARS-CoV-2 está a mudar e de como melhor tratar as pessoas com covid-19 longa, bem como a capacidade de evitar a doença grave e a morte desnecessárias e em lidar com novos surtos.

A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa pandémica causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus que foi detetado há três anos na China, disseminando-se rapidamente pelo mundo, e que assumiu várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

Desde o início da pandemia estão contabilizados mais de 7 milhões de mortes em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->