Modern interior with pendant chair, gray concrete wall, wooden floor,  colorful bicycle and window. Blank template for copy space. designer template. vivid pastel colors

É possível prevenir futuras pandemias? A resposta é sim mas depende do poder político

O toxicologista

Ricardo Dinis-Oliveira alertou para a importância de sensibilizar os decisores políticos para o conceito 'One Health' (uma só saúde), envolvendo a saúde humana, animal e ambiental, que considera a melhor forma de prevenir futuras pandemias.

O especialista diz que pandemias como a de covid-19 ou outras zoonoses, como a monkeypox, assim como problemas relacionados com a segurança alimentar e o aumento das resistências aos antibióticos, vão continuar a repetir-se "se não se optar por esta abordagem conjunta de uma só saúde".

Questionado se os decisores políticos já estão sensibilizados para a importância de olhar para a saúde dessa forma integrada, respondeu que "ainda pensam que é um pouco utópico".



Lembrou que "60% das doenças infecciosas emergentes nos últimos anos tiveram origem em animais, sejam eles selvagens ou domésticos" e que "mais de 30 patogénicos humanos foram detetados nas últimas décadas, 75% deles com origem em animais", para sublinhar: "Assim percebemos que esta visão integrada do que é saúde faz todo o sentido".



<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->