PSP alerta para os nove tipos de burla por telefone mais utilizados
PAÍS
A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta a população para os nove métodos mais utilizados de burla por telefone, segundo um comunicado.

De acordo com a PSP "foram identificados nove métodos diferentes, que têm sido os mais utilizados na concretização desta prática criminal, e que correspondem a burlas, única e exclusivamente, praticadas através de telefone".
1.Burla “Olá pai / Olá mãe” – ao fazerem-se passar por familiar (normalmente filho), por mensagem via WhatsApp, solicitam pagamento para arranjar o telemóvel partido, para comprar um novo ou simplesmente para pagar uma suposta despesa inopinada e urgente.
2.Falso arrendamento – perante um anúncio de arrendamento, a um preço bastante mais atrativo do que o habitual no mercado, é solicitado à vítima o pagamento do “sinal” do arrendamento fictício.
3.Pagamento por MB Way – normalmente são desencadeados na sequência de um anúncio online de venda de um artigo, em que o burlão solicita que o pagamento seja efetuado por MB Way, dando ele próprio as instruções para o efeito, levando a que a vítima lhe forneça os códigos de acesso ao levantamento num ATM da quantia estabelecida no negócio..