Quais as personalidades
que os portugueses elegeram como protagonistas do
25 de Abril?
PAÍS
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, foi realizada uma sondagem pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do Iscte – Instituto Universitário
de Lisboa (Iscte-IUL) para a SIC e o Expresso para determinar “As atitudes dos portugueses em relação ao 25 de abril de 1974 e às mudanças sociais e políticas ocorridas nos últimos 50 anos”

Para a questão “Quando se fala no 25 de Abril de 1974, qual é a figura pública de que se lembra primeiro?” não foram fornecidos nomes, tendo os inquiridos referido um nome espontaneamente.

A percentagem mais elevada de inquiridos (24%) disse não saber ou recusou responder.
Ministro das Finanças de 1928 a 1932 e presidente do Conselho de Ministros de 1932 a 1968. Em 1933 faz aprovar uma nova Constituição e instaura o Estado Novo, um regime autoritário, baseado no corporativismo, na censura e no nacionalismo, caracterizado pela repressão
política e pelas limitações às liberdades civis.
1º António Salazar
Capitão do Exército Português, foi uma das figuras centrais na condução das operações militares durante o 25 de Abril, sendo especialmente lembrado pela sua liderança na ocupação
de Lisboa.
2º Salgueiro Maia
Fundador do Partido Socialista Português, teve um papel significativo na transição democrática, sendo uma figura chave na redação da Constituição de 1976 e na consolidação do regime democrático em Portugal.
3º Mário Soares
Estratega militar e líder do Movimento das Forças Armadas (MFA), desempenhou um papel crucial na organização e execução do golpe.
4º Otelo Saraiva de Carvalho
Destacou-se como general durante a Revolução dos Cravos. Em 1976, foi eleito o primeiro Presidente da República de Portugal pós-25 de Abril, servindo dois mandatos consecutivos até 1986.
5º Ramalho Eanes
Uma figura militar e política proeminente durante
a Revolução dos Cravos tendo sido nomeado Presidente da República. No entanto, após a revolução, divergências políticas levaram
à sua renúncia e posterior exílio.
6º António de Spínola
Sucessor de António de Oliveira Salazar, era o primeiro-ministro de (Presidente do Conselho) à época da revolução. A sua recusa em negociar com os militares precipitou a queda do regime do Estado Novo.
7º Marcello Caetano
Advogado e político, foi um dos fundadores do Partido Social Democrata (PSD). Serviu como primeiro-ministro de janeiro a dezembro de 1980, altura em que morreu num acidente de avião que ainda hoje gera dúvidas e suspeitas.
8º Sá Carneiro
Líder do Partido Comunista Português, desempenhou um papel importante na mobilização popular e na articulação política durante e após
a revolução.
9º Álvaro Cunhal
Cantor, compositor e poeta é uma figura icónica da música popular portuguesa e uma voz proeminente na resistência à ditadura do Estado Novo. As suas canções, como "Grândola, Vila Morena", tornaram-se hinos da Revolução dos Cravos de 1974.
10º Zeca Afonso
António de Oliveira Salazar e Salgueiro Maia são mencionados espontaneamente por proporções similares de inquiridos (16 e 15%, respetivamente) como sendo as figuras públicas que lhes ocorrem primeiro quando se fala do 25 de Abril.
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->