Retrato do príncipe de 55 anos que vai assumir os comandos da Dinamarca
MUNDO
O príncipe Frederico, que em breve passará a ser o Rei da Dinamarca, chega ao trono após o renúncia ao trono da sua mãe, a Rainha Margarida. Quem é este dinamarquês de 55 anos, que no dia 14 de janeiro assumirá os comandos da Dinamarca?
Frederik André Henrik Christian, que no dia 14 de janeiro assumirá o novo título de Rei Frederico X (Frederik X), foi um jovem rebelde, que mais tarde se tornou num popular príncipe.

O Príncipe Frederico é o filho mais velho da Rainha Margarida e do seu falecido marido, de origem francesa, o Príncipe Henrique, que morreu em fevereiro de 2018.
O Príncipe Frederico completou extensos estudos e treinos militares nos três serviços (marinha, exército e força aérea), tendo nomeadamente completado o treino como mergulhador de combate nas forças navais de operações especiais de elite dinamarquesas Frømandskorpset.

O Príncipe Herdeiro Frederico continua a desempenhar um papel ativo nas forças de defesa do seu país.
Em 2003, a Rainha Margarida deu o seu consentimento para o casamento real do Príncipe Frederico com Mary Elizabeth Donaldson, uma consultora de marketing australiana que conheceu durante os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

O casamento real teve lugar no dia 14 de maio de 2004, na Catedral de Copenhaga, marcando o início de uma família que viria a ser constituída por quatro filhos: Christian (nascido a 15 de outubro de 2005), Isabella (nascida a 21 de abril de 2007) e os gémeos Vincent e Josephine (nascidos a 8 de janeiro de 2011).
O Príncipe Frederico é conhecido por ter um espírito aventureiro, mencionado pela sua participação em várias expedições, incluindo uma à Mongólia em 1986 e a "Expedição Sirius 2000" na Gronelândia como fotógrafo cinematográfico.
Ao contrário da tradição real britânica, não haverá uma cerimónia formal de coroação do Príncipe Frederico. Em vez disso, a sua ascensão será anunciada no dia 14 de janeiro a partir do Palácio de Christiansborg, em Copenhaga.

Tornar-se-á Rei da Dinamarca e Chefe de Estado do país - que é uma monarquia constitucional - bem como da Gronelândia e das Ilhas Faroé.
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->