Tik Tok vai ter ferramenta para limitar tempo de utilização para menores

O Tik Tok vai disponibilizar uma ferramenta para limitar o tempo de utilização para menores de 18 anos. A partir das próximas semanas, a plataforma vai passar a solicitar um código caso seja ultrapassado o limite de utilização diária de 60 minutos. Os encarregados poderão também definir o tempo de utilização, consoante o dia da semana.

Este anúncio surge numa altura em que o Tik Tok está a ser alvo de algumas limitações. A Comissão Europeia pediu aos funcionários para desinstalarem a aplicação dos seus dispositivos profissionais com vista a proteger a Comissão de ameaças à cibersegurança.

Consciente do papel determinante dos encarregados de educação no apoio aos mais novos, o Tik Tok anunciou também que vai acrescentar três novas características ao acompanhamento familiar:

- Limites diários de tempo de ecrã personalizados: os encarregados de educação poderão utilizar o acompanhamento familiar para personalizar o limite de tempo diário do ecrã para os adolescentes, incluindo a escolha de diferentes limites de tempo dependendo do dia da semana.

- Painel de controlo da hora do ecrã: é possível ter acesso ao painel de tempo de utilização de ecrã, com resumos do tempo de utilização da aplicação, o número de vezes que o Tik Tok foi aberto, e uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite.

- Notificações silenciosas: uma nova ferramenta vai permitir aos encarregados de educação definir um horário para silenciar as notificações para adolescentes. As contas de utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos não recebem notificações depois das 21h00. Entre 16 e os 17 anos, as notificações ficam desativadas a partir das 22h00.

De acordo com um relatório da Sensor Tower sobre utilizadores no sistema operativo Android, citado pela Bloomberg, no segundo trimestre de 2022, o TikTok era a plataforma social em que os utilizadores passavam mais tempo diariamente, com uma média de 95 minutos, à frente de Youtube (74 minutos), Instagram (51 minutos), Facebook (49 minutos), Twitter (29 minutos) ou Snapchat (21 minutos).

<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->