“Uma das gamas mais inclusivas de sempre”: nasceu a primeira Barbie com Síndrome de Down
A boneca foi "criada para permitir que ainda mais crianças se revejam na Barbie e para que a Barbie reflita o mundo ao seu redor", disse o fabricante de brinquedos em comunicado.
Os fabricantes da Barbie criaram a boneca em parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) nos Estados Unidos.
A pioneira modelo britânica Ellie Goldstein, que tem síndrome de Down, aparece na campanha com a nova Barbie.
Ellie Goldstein, de 21 anos, defende a inclusão e fez história como a primeira modelo com síndrome de Down a aparecer em grandes campanhas internacionais de marcas como Gucci Beauty e Nike.
A parceria com o NDSS levou a Mattel a criar um
novo rosto e corpo de forma a que a boneca se assemelhasse mais a mulheres com síndrome
de Down.
A Mattel explica ainda que “o padrão do vestido com mangas em balão com borboletas amarelas e azuis são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down”.
A boneca usa um colar rosa a representar as três cópias do cromossoma 21, que é o material genético que causa as características associadas à doença e umas próteses cor-de-rosa (AFO) que combinam com a sua roupa - uns aparelhos normalmente usados por crianças com síndrome de Down nos EUA.
A linha Fashionistas apresenta ainda uma Barbie com aparelho dentário, com aparelho auditivo, próteses e cadeiras de rodas, entre outros.
<!— netScope v4 – Begin of gPrism tag for AMPs -->