É possível transformar textos em vídeo? Com nova ferramenta de inteligência artificial, passará a ser
MUNDO
A Open IA anunciou, esta segunda-feira, o lançamento do Sora, uma nova ferramenta de inteligência artificial capaz de criar vídeos a partir de descrições textuais. A novidade permite gerar clipes de curta e longa duração, mas ainda está indisponível na União Europeia e no Reino Unido.








A ferramenta da dona do ChatGPT foi testada durante dez meses, com acesso restrito a um pequeno grupo de utilizadores. Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, a empresa está a trabalhar para disponibilizar o Sora na Europa, mas ainda não há prazos definidos. Não é a primeira vez que a OpenAI adia o lançamento de uma funcionalidade na Europa, justificando o atraso com a necessidade de cumprir as regulamentações de Bruxelas.








O Sora tem gerado grande curiosidade entre os internautas, mas a OpenAI avisa que a ferramenta ainda não é perfeita e pode cometer erros. Aliás, numa mensagem no site, a empresa diz que a Sora apresenta limitações técnicas significativas, como dificuldade em replicar traços físicos realistas ou em executar ações complexas em vídeos de longa duração.