Coronavírus

Correspondente SIC

Conselho Europeu. Avançada nova proposta para o Fundo de Recuperação Europeu

Charles Michel tenta ir ao encontro da pressão dos países frugrais. Na nova proposta, dos 750 mil milhões de euros, 450 mil milhões serão em subsídios e 300 mil milhões em empréstimos. 

Loading...

Ainda é cedo para saber se será este sábado que os líderes dos 27 chegam a acordo sobre o Fundo de Recuperação Económica.

Os trabalhos foram suspensos na noite de sexta-feira, ainda antes da meia noite. Mas as negociações serão retomadas este sábado.

Charles Michel já esteve durante a manhã reunido com Angela Merkel, Emmanuel Macron, Mark Rutte, Pedro Sánchez e Giuseppe Conte.

O presidente do Conselho Europeu propõe agora que do fundo europeu seja de 450 mil milhões a fundo perdido e não os iniciais 500 mil milhões.

"Há um corte de 50 mil milhões que deixariam de ser subsídios e passariam a ser empréstimos", como explica Susana Frexes, correspondente da SIC.


Charles Michel tenta ir ao encontro da pressão dos países frugrais (Áustria, Dinamarca, Holanda e a Suécia).