A Direção-Geral da Saúde está a ser preparar um manual com regras sanitárias que devem ser seguidas pelas escolas para o regresso às aulas presenciais.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda, afirmou ainda que não estão planeadas ações de fiscalização nas escolas e que a responsabilidade de cumprir as normas caberá a cada instituição.
FAMÍLIAS POUCO SATISFEITAS COM ENSINO A DISTÂNCIA NO 1.º CICLO
Apenas três em cada 10 pais inquiridos num estudo da Deco se manifestaram satisfeitos com o ensino à distância no 1.º ciclo e a maioria revelou que os filhos tiveram saudades da escola durante o confinamento.
O apoio prestado às crianças com necessidades educativas especiais foi aquele que mereceu por parte das famílias uma avaliação mais negativa.
Por outro lado, as aulas por videoconferência e os vídeos gravados pelo professor titular foram os aspetos positivos mais referidos, seguidos das aulas televisivas na RTP Memória e do apoio suplementar dado pelos docentes, que mereceram uma avaliação média de 5,8 e 5,5 em 10, respetivamente.
CONTAGEM DECRESCENTE PARA O NOVO ANO LETIVO
O próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro e nessa altura os alunos já vão poder regressar à escola e ao ensino presencial, que será o regime presencial durante os três períodos letivos.
Para já, as escolas estão a preparar-se para o novo ano letivo, com uso obrigatório de máscara e, em alguns casos, aulas por turnos.
A estratégia passa por manter as turmas sempre nas mesmas salas, garantir que todos usam máscara, ter álcool gel em todas os espaços e criar corredores de circulação.
Veja também:
