Começa esta segunda-feira a vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos. A operação arranca esta tarde em duas instituições do concelho de Mação, no distrito de Santarém. A estreia cabe aos utentes e funcionários da casa de idosos de São José das Matas.
Logo depois, é a vez da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, no mesmo concelho, num processo acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O Governo tem insistido que todos os idosos nos lares serão vacinados, independentemente da situação jurídica das instituições. O instituto da Segurança Social garante que tem estado a identificar situações de lares ilegais ou clandestinos e que essa informação tem chegado às autoridades de saúde.
Para já, e no ano passado, foram identificados 788 lares em situação irregular, dos quais 105 foram encerrados. Mas o número de espaços em incumprimento pode ser ainda maior.
A vacinação nos lares começa numa altura de preocupação com os mais recentes surtos. A partir da próxima semana, o processo vai abranger mais concelhos.
Veja também:
-
Covid-19. Santa Casa de Cardigos pronta para começar a vacinar, garante o provedor
-
Covid-19. Surtos em dois lares de Estarreja com 48 casos positivos
-
Covid-19. GNR desinfeta lar de Óbidos onde morreram dois utentes
-
Covid-19. Surto em lar de Vendas Novas já provocou sete mortes
-
Covid-19. Crescendo de infeções em lares preocupa Misericórdias