País

Delegados do Chega chumbam novamente lista da direção apresentada por Ventura

"A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional", estipula artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional do partido.

Delegados do Chega chumbam novamente lista da direção apresentada por Ventura
NUNO VEIGA

Apesar de André Ventura ter dito que esperava que a segunda proposta para a direção do partido fosse aprovada, tal não aconteceu. Os delegados do Chega voltaram a chumbá-la.

Desta vez, 219 militantes votaram a favor da segunda proposta de Ventura e 121 contra, segundo os resultados proclamados pela Mesa da reunião magna, ou seja, a lista ficou aquém dos dois terços necessários previstos nos estatutos.

Ainda antes do almoço, votaram 378 delegados do total de 510 inscritos, com 183 a favor, mas com 193 a rejeitaram a lista para a direção nacional. Houve ainda um voto branco e um nulo.

Segundo o artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional do partido nacional populista, se não for obtido o voto de dois terços dos delegados "deve o presidente eleito da direção nacional submeter nova lista, no prazo máximo de duas horas, aos delegados eleitos à Convenção Nacional, para votação no menor espaço de tempo possível".

"A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional", estipula ainda o mesmo artigo.

André Ventura anunciou que vai pedir a suspensão dos trabalhos da Convenção para apresentar uma nova lista da direção do Chega.

"Eu pedirei ao presidente da Mesa que suspenda novamente os trabalhos e apresentarei uma nova lista", anunciou o deputado único e candidato presidencial.

Por parte da plateia há muita insistência para que não abdique da liderança do partido. Interromperam-no várias vezes com gritos pelo seu nome e pedidos.

"Ventura vai em frente, tens aqui a tua gente", ouviu-se na tenda que alberga o evento.

André Ventura foi reeleito em diretas há escassas duas semanas com 99% dos votos dos militantes.

O jornalista Afonso Guedes faz o ponto de situação no II Congresso Nacional do Chega e o jornalista Pedro Coelho, que também está a acompanhar o congresso, faz uma análise dos últimos acontecimentos.

Presidente da Mesa "preparado para vários dias" em Évora até ser aprovada "lista do André"

O presidente da mesa da Convenção Nacional do Chega, Luís Graça, disse aos participantes na iniciativa que está "preparado para estar vários dias" em Évora a aguardar a aprovação de lista do presidente do partido.

"Estou preparado para estar aqui vários dias até aprovarmos a lista do André", afirmou o mesmo responsável, em cima do palco, ao microfone, na II Convenção Nacional do Chega.

Luís Graça deixou este alerta perante os poucos delegados que ainda permaneceram na sala depois de a proposta de lista para a direção nacional do presidente do partido ter sido chumbada pela segunda vez.