País

Gripe enche cuidados intensivos, ministro reforça apelo à vacinação

A semana começou com tréguas nas urgências. A maioria dos hospitais da grande Lisboa registaram menor afluência. Mas a preocupação é, agora, os internamentos, devido à gravidade das infeções respiratórias.

Loading...

O ministro da Saúde deixa um apelo aos portugueses para se vacinarem contra a gripe e covid-19. Manuel Pizarro mostrou-se preocupado com o número de internamentos e com a gravidade da gripe este ano.

A semana começou com tréguas nas urgências. A maioria dos hospitais da grande Lisboa registaram menor afluência. Mas a preocupação é, agora, os internamentos, devido à gravidade das infeções respiratórias.

Para aumentar as defesas, o ministro da Saúde lembra que a campanha da vacinação ainda não acabou.

“A campanha de vacinação da gripe e da covid-19 ainda não acabou, ainda estamos em pleno inverno. Há vacinas disponíveis. Todos aqueles que têm mais de 60 anos e que ainda não se vacinaram devem vacinar-se", disse o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.”

E acrescentou:

"Estamos a ter uma epidemia de gripe A, com grande virulência. O vírus causa doença humana muito grave. Não se sabe ainda inteiramente, se se deve à proporia natureza do vírus ou ao facto de que os anos de menor contacto social durante a pandemia tenham deixado as pessoas mais vulneráveis", sustentou.

O que é certo é que a gripe A é contagiosa e a covid-19 continua ativa. Os especialistas pedem um documento orientador para medidas de prevenção.

Em Espanha, a máscara já voltou a ser obrigatória nas unidades de saúde. Por cá, Manuel Pizarro deixa ao critério de cada um.

Os próximos dias serão marcados por temperaturas baixas, um ambiente propício ao desenvolvimento dos vírus que afetam aos vias respiratórias e aos contágios em ambientes fechados.