Ponta Delgada, 01 fev (Lusa) -- O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) manifestou hoje preocupação em relação à "anunciada diminuição do número de vagas disponibilizadas" para os concursos de docentes, que "não corresponde às reais necessidades da região".
"Não foi dado qualquer número, mas a secretária (regional da Educação) anunciou na segunda-feira que haveria uma diminuição face aos números colocados a concurso nos anos transatos, o que constitui para nós um dado preocupante, uma vez que um estudo que efetuamos constatou que a região tem necessidade de 366 professores", afirmou Sofia Ribeiro, presidente do SDPA.
A dirigente sindical, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, manifestou satisfação com o anúncio de abertura dos concursos interno e externo de professores, mas frisou que o sindicato está preocupado com o número de vagas.
"Se forem disponibilizados menos de 100 lugares, fica muito aquém das expetativas", afirmou, salientando que "seria razoável abrir 366 vagas".
Sofia Ribeiro salientou que nunca foi feita pela tutela uma apresentação explícita das necessidades permanentes de docentes na região, mas um levantamento a nível global no processo de aferição do número de lugares de quadro.
"Costumam ser abertas cerca de uma centena (de vagas), mas a região tem tido necessidade de 366 docentes e, como tal, devia integrá-los no quadro", defendeu, frisando que "o que se esperaria é que, depois de um professor estar três anos sucessivamente a lecionar em regime de contrato a termo certo, a região prosseguisse com uma politica de integração destes docentes nos quadros, mas não o tem feito".
A presidente do sindicato revelou que já apresentou "um pedido de reunião urgente" à nova secretária regional da Educação para debater a questão das vagas e a suspensão da avaliação do desempenho docente no corrente ano escolar face ao congelamento do tempo de serviço para efeitos de progressão.
No encontro com Cláudia Cardoso, o SDPA pretende também abordar o combate à indisciplina escolar e a desburocratização da ação docente.
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