Lusa

Eurovisão: Canção dos Homens da Luta será a 16.ª a competir na 1.ª semi-final na Alemanha

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- O sorteio do Festival da Eurovisão ditou que a canção portuguesa defendida pelos Homens da Luta será a 16.ª a desfilar na primeira semi-final, que acontece no dia 10 de maio em Dusseldorf, na Alemanha.

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- O sorteio do Festival da Eurovisão ditou que a canção portuguesa defendida pelos Homens da Luta será a 16.ª a desfilar na primeira semi-final, que acontece no dia 10 de maio em Dusseldorf, na Alemanha.

Nesta semi-final, com a "A Luta é Alegria" concorrem as canções representantes da Polónia, Noruega, Albânia, Arménia, Turquia, Sérvia, Rússia, Suíça, Geórgia, Finlândia, Malta, São Marinho, Croácia, Islândia, Hungria, Lituânia, Azerbaijão e Grécia.

A Grécia, que tem uma vitória no seu historial, e a Polónia escolheram a posição de entrada no palco, por terem ganhado um passe da União Europeia de radiodifusão que organiza o certame.

Do grupo em que está a canção dos Homens da Luta, já venceram o certame a Noruega, Turquia, Rússia, Finlândia e Suíça.

De cada semi-final saem dez canções para a final, que se realiza no dia 14 de maio no mesmo palco.

Este ano marca o regresso às lides eurovisivas da Itália, que com a Espanha, Reino Unido, França e Alemanha têm entrada direta para a final.

A Itália que venceu em 1964 com Gigliola Cinquentti ("Non jo l'etá") e em 1990 com Totó Cutugno ("Insieme"), regressa este ano com a canção "Madness of Love" que será defendida por Raphael Gualazzi, e desfilará na 12.ª posição.

Antes da canção italiana ouvir-se-á a francesa, "Sognu", defendida pelo jovem tenor Amaury Vassili. A última vez que a França venceu foi em 1979, representada pela luso-francesa Marie Myriam com a canção "L'Oiseau Et L'Enfant"".

Também com passaporte direto para a final, o país anfitrião, será representado por Lena (venmcedora o ano passado) que interpretará "Taken By A Stranger" (16.ª a subir ao palco).

Os outros dois países com acesso direto à final são o Reino Unido e a Espanha (ambos já vitoriosos em edições anteriores). Os britânicos serão representados pelos Blue, com "I Can", a 14.ª canção a desfilar, e a Espanha surgirá em 22.º, representada por Lucia Pèrez com o tema "Que me Quiten lo Bailao".

A segunda semi-final será decidida também na Arena de Dusseldorf, dois dias depois daquela em que participam os portugueses.

Participam nesta semi-final (no dia 12 de maio) os representantes da Bósnia-Herzegovina, Áustria, Holanda, Bélgica, Eslováquia, Ucrânia, Moldávia, Suécia, Chipre, Bulgária, Ex-República Jugoslava da Macedónia, Israel, Eslovénia, Roménia, Estónia, Bielorrússia, Letónia, Dinamarca e República da Irlanda.

As semi-finais e a final serão transmitidas em direto pela RTP.





NL.

Lusa/Fim