Porto, 26 mai (Lusa) - A edição "possível" do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica da Europa arranca na sexta-feira com "Pala Pala", um espetáculo de dança vertical na fachada da antiga Cadeia da Relação, e prolonga-se até 05 de junho.
"É o FITEI possível", revelou à Lusa o diretor do festival, Mário Moutinho, sobre a 34.ª edição do evento, que reúne este ano e durante nove dias, 24 espetáculos, três dos quais estreias absolutas, de 23 companhias oriundas de seis países latino-americanos.
A antiga Cadeia da Relação será também o palco da sessão de abertura oficial do 34.º FITEI, agendada para esta sexta-feira, às 21:30, com a leitura pelo ator Pedro Lamares da mensagem do FITEI 2011, da autoria de valter hugo mãe.
No domingo, o festival apresenta em estreia "Sicrano de Bergerac", no Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos, uma encenação de Luísa Pinto a partir do texto de Jorge Louraço, que traz Cyrano de Bergerac para o presente, juntando no mesmo palco atores profissionais e reclusas e reclusos dos dois Estabelecimentos Prisionais de Santa Cruz do Bispo.
Do Brasil, numa parceria com o Teatro Nacional São João, vem Antunes Filho, criador incontornável do teatro brasileiro, que com "Policarpo Quaresma" e "Lamartine Babo" traz as cores e os sons da cultura carioca.
Da América Latina, o FITEI apresentará a companhia Mefisto Teatro (Cuba), com "Fuenteovejuna", e o grupo Teatro de Ciertos Habitantes, com "El Gallo" (México), com os espetáculos a terem como denominador comum a música interpretada ao vivo.
O FITEI traz ao grande Porto algumas das mais premiadas criações no decorrer do último ano no universo das línguas ibéricas, caso do espetáculo de marionetas "La Maldición de Poe" (Teatro Corsário) ou "Decir Lluvia e que Llueva" (Kabia - Gatzerdi Teatro).
Através do ciclo "Vão de Escada", parte integrante da sua programação deste ano, o mais antigo festival de teatro de expressão ibérica dá um especial destaque às mais recentes estruturas teatrais da cidade do Porto.
Assim, da programação farão parte as companhias Bisturi, Erva Daninha, A Turma, A PELE - Espaço de Contacto Social e Cultural, Ponto Teatro e Rei Sem Roupa.
O FITEI promove ainda um conjunto de atividades paralelas, como a exposição de fotografia "Hollywood e Outros Cenários" de Renato Roque e a exposição de "Imagens do FITEI 2010" da autoria dos fotógrafos oficiais do festival, Susana Neves e Pedro Sotto Mayor, entre muitos outros encontros, debates e conferências.
O evento decorre em vários espaços da cidade do Porto (Teatro Nacional São João, Estúdio Zero, Teatro Latino, Fábrica, entre outros) e no Constantino Nery de Matosinhos, entre sexta-feira e 05 de junho.
AYG.
Lusa/Fim.
