Genesis Butler lançou um desafio ao Papa Francisco: abster-se de “todos os produtos de origem animal durante a Quaresma” e assim alertar para o impacto da indústria pecuária nas alterações climáticas.
“Aproxima-se a Quaresma – um período de esperança e reflexão – e escrevo-lhe com um profundo respeito e apreciação por se manifestar em relação às alterações climáticas, à perda de habitats e à poluição, e por ajudar a relembrar o mundo de que a Terra é o lar que todos nós partilhamos.
Na sua carta encíclica, Laudato Si`, mencionou que todos os esforços para proteger e melhorar o mundo terão de envolver mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo. Concordo profundamente e procuro, neste momento, o seu apoio no combate a uma das maiores causas subjacentes aos problemas que enfrentamos: a pecuária.
Os atuais hábitos alimentares das nações predominantemente mais ricas estão a provocar uma cadeia de destruição e devastação global. A pecuária utiliza 83% dos terrenos agrícolas, embora produza apenas 18% das calorias que consumimos. Hoje em dia, há 815 milhões de pessoas no mundo a sofrer de má nutrição. Imaginemos quantos povos famintos poderíamos alimentar, caso nos afastássemos da produção de alimentos ineficientes".
A carta aberta de Genesis Butler ao Papa Francisco é publicada esta quarta-feira em órgãos de comunicação social de 15 países dos 5 continentes.
Se o Papa aceitar o desafio, a Blue Horizon International Foundation doa um milhão de dólares a instituições de solidariedade social à escolha do chefe da Igreja Católica.
Um vídeo da campanha Million Dollar Vegan mostra crianças dos 15 países a lerem a carta
