Caixa negra danificada mas dados podem ser analisados
Os investigadores franceses divulgaram imagens da caixa negra do avião da Germanwings que ontem se despenhou no Alpes. A parte exterior ficou muito danificada, mas os dados terão ficado intactos e estão já a ser analisados pelos peritos que procuram uma explicação para o acidente.
© Handout . / Reuters
© Handout . / Reuters
Esta caixa negra foi a primeira a ser encontrada e contém as gravações das comunicações na cabine de comando do avião. As equipas de busca tentam agora recuperar a outra caixa negra que registou todos os dados do voo.
A caixa negra sofreu danos, mas "pode ser analisada", disse o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.
"Talvez tenhamos um primeiro resultado da análise da caixa negra ao final desta tarde, mas os exames complementares vão demorar vários dias", adiantou o procurador encarregado do caso, Brice Robin, a um grupo de jornalistas em Seyne-les-Alpes.
Transferida para Paris, está nas mãos do Gabinete de Investigação e Análise (BEA, sigla em francês), que vai começar por tentar ouvir as conversas trocadas na cabine de comando.
As "caixas negras" permitem explicar cerca de 90% dos acidentes aéreos. Estes gravadores, introduzidos na aviação a partir da década de 1960, encontram-se no interior de caixas metálicas reforçadas, concebidas para resistir a choques extremamente violentos, fogo intenso e longa imersão em águas profundas.
Com Lusa