Segundo o executivo comunitário, a 'task force', que integrará especialistas nas áreas da segurança e medicina da indústria da aviação e reguladores, e que terá já hoje a sua primeira reunião, vai analisar questões como o sistema de fecho de portas do cockpit, procedimentos de acesso e saída do cockpit, assim como critérios e procedimentos aplicados na monitorização médica dos pilotos.
A Comissão esclarece, em comunicado, que o trabalho da 'task force' decorrerá em paralelo com a investigação independente que está a ser levada a cabo pela Autoridade de Investigação da Segurança da Aviação Civil Francesa.
De acordo com as declarações da equipa de investigação que divulgou na véspera o relatório preliminar da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, o copiloto Andreas Lubitz planeou a queda do avião antecipadamente, tendo ensaiado a manobra de descida várias vezes durante o trajeto (de ida) entre Dusseldorf e Barcelona.
Num primeiro comentário, a Comissão Europeia refere hoje que "obviamente que regras não podem prevenir alguém de cometer um ato criminoso, mas podem contribuir para prevenir incidentes ou acidentes futuros".
"Se se revelarem necessárias melhorias nas regras de segurança europeias ou na sua implementação, de forma a ajudar a prevenir acidentes ou incidentes futuros, a Comissão irá tomar as ações necessárias a nível da União Europeia", indica o executivo comunitário.
Lusa