Ataque em Berlim

Camião entra em mercado em Berlim e faz vários mortos e mais de 50 feridos

Um camião entrou num mercado de natal no centro de Berlim, na Alemanha, causando pelo menos nove mortos e mais de 50 feridos. A polícia alemã deteve o suspeito de conduzir camião e avança que o outro ocupante do veículo morreu no local.

Camião entra em mercado em Berlim e faz vários mortos e mais de 50 feridos
© Fabrizio Bensch / Reuters

Última atualização 21:04

As autoridades confirmaram os nove mortos, a partir do Twitter, e muitos feridos. A polícia referiu ainda que está a investigar se se tratou de um acidente ou de um ataque.

As autoridades aconselham as pessoas a ficar em casa e a "não espalhar rumores". Os cidadãos são aconselhados ainda para não se aproximarem do local para que os acessos fiquem livres para as várias ambulâncias e veículos de bombeiros retirarem os feridos.

O incidente aconteceu esta tarde, junto à Igreja Kaiser Wilhelm e, de acordo com as testemunhas ouvidas no local, o ato foi deliberado.

O mercado encontrava-se lotado de pessoas adianta a agência France Presse, citando a polícia.

As autoridades alemãs ainda não confirmaram se se trata de um ataque terrorista. Contudo, alguns medias de informação locais apontam nesse sentido. O veículo terá atropelado várias bancas que se encontravam no evento.

A France Presse cita igualmente a agência alemã DPA, que admite a possibilidade de se tratar de um atentado.

A rua foi fechada e foi instalado um ponto de encontro para os familiares. O mercado de Natal foi evacuado e um porta-voz da polícia disse que o incidente pode ter causado uma fuga de gás.

© Fabrizio Bensch / Reuters

O incidente ocorreu às 20:15 locais (19:15 em Lisboa) na praça Breitscheidplatz, quando um veículo pesado saiu da estrada e entrou na zona pedonal do mercado de Natal.

De acordo com as testemunhas, o camião irrompeu pela zona pedonal, circulou por um caminho entre o mercado e acabou por chocar contra um pinheiro de natal no centro do mercado.

© Pawel Kopczynski / Reuters

O incidente desta segunda-feira lembra o ataque de julho, em França, quando um homem ao volante de um camião entrou na avenida onde festejavam o Dia da Bastilha, matando 86 pessoas. A polícia matou o condutor no atentado de Nice, reivindicado pelo Daesh.