Em comunicado conjunto, os dois clubes de futebol anunciam a doação conjunta para o fundo que nesta altura reúne três milhões de libras (3,45 milhões de euros).
"A esperança dos nossos dois clubes é a de que esta doação possa vir amenizar as terríveis provações por que estão a passar as pessoas diretamente afetadas e a de que esta nossa ação sirva de símbolo do espírito indestrutível de Manchester", declarou Khaldoon Al Mubarak, do Manchester City.
"Os nossos clubes estão no coração da nossa comunidade, por isso nós devemos dar uma resposta unida a esta tragédia", disse Ed Woodward, diretor do Manchester United, vencedor da Liga Europa, ontem à noite frente ao Ajax em Estocolmo.
A iniciativa dos dois "gigantes do futebol" junta-se à de do futebolista Yaya Touré do Manchester City que ontem anunciou a doação de 100 mil libras (cerca de 115 mil euros) para ajudar as vítimas.
Outro desporto popular no norte de Inglaterra é o râbegui (rugby league) e o clube Salford oferece entradas gratuitas no próximo jogo em troca de uma contribuição para o fundo de emergência.