A foto foi publicada no Twitter por Howard Mannella com a legenda: "Pessoas que fogem de #LondonBridge mas este tipo à direita não deixa cair uma gota. Deus abençoe os britânicos!".
Em pouco tempo, a fotografia foi partilhada mais de 28 mil vezes. Os comentários multiplicaram-se. Para muitos, transmite uma imagem de humor, ainda que um humor negro, apesar de ter sido captada num momento marcado pela tragédia.
O atentado da noite de sábado em Londres causou pelo menos sete mortos, 48 feridos, 18 ainda em estado grave.
Ainda não se sabe ao certo se o homem que corre na imagem com uma "pint" (copo de cerveja) na mão é britânico, embora seja já considerado um "herói nacional". Atrás dele corriam quatro jovens norte-americanos.
De acordo com jornal Sacramento Bee, Spencer Gilbert, River Allen, Jordan Stephen, Starry Faircout, estavam num hostel perto da London Bridge quando ocorreu o atentado. Os quatro estavam no pub do estabelecimento onde estavam instalados, quando a polícia entrou e começou a dispersar as pessoas.
"Nessa altura, pensamos que tinha acontecido algo grave", contou Gilbert ao Sacramento Bee.
Saíram para a rua, onde as pessoas fugiam, umas a correr, outras a caminhar. O quatro decidiram seguir as indicações da polícia e começaram a correr, tal como é visível na foto. Gilbert explicou ainda que andaram durante duas horas com uma "sensação de urgência e não de panico".
Spencer Gilbert, River Allen, Jordan Stephen, Starry Faircout são estudantes e naturais de Folsom, cidade localizada no estado norte-americano da Califórnia, no condado de Sacramento.
Londres foi uma das cidades que o grupo decidiu visitar durante a viagem de três semanas que estão a fazer pela Europa.