Em nota enviada pelo gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo português "repudia" o ataque -- atribuído pelas autoridades francesas a um cidadão franco-tunisino de 31 anos, residente em Nice, que lançou um camião contra a multidão que se encontrava na avenida marginal da cidade costeira -- "que manchou de terror e dor um dia de celebração da liberdade e da fraternidade", que é feriado em França.
Para já, não foi identificado nenhum cidadão português entre as vítimas. "A embaixada e os consulados portugueses em França, em coordenação com as autoridades francesas, estão a acompanhar a situação e a prestar os esclarecimentos e o apoio necessários aos cidadãos portugueses", garante o Governo.
O executivo português informa ter transmitido o seu "profundo pesar" às autoridades francesas e às famílias das vítimas, manifestando ainda "solidariedade para com os feridos e o povo francês".
Ao mesmo tempo, reitera a sua "firme condenação do terrorismo sob todas as suas formas" e assegura que "Portugal está ao lado da França na defesa da paz, da segurança e da liberdade e empenhado na prossecução de ações coletivas de prevenção e repressão de atos terroristas atrozes".
Com Lusa