Autárquicas 2013

PS com mais 11 votos do que PSD em Mogadouro

A Assembleia de Apuramento Geral (APG) que procedeu à contagem dos votos resultantes das eleições autárquicas no concelho de Mogadouro apurou que o PS teve mais 11 votos do que o PSD na eleição para a Câmara Municipal.

A contagem da APG incidiu apenas sobre os votos nulos e brancos e concluiu  que deveria validar para o PS um voto inicialmente dado como nulo. 

Segundo fonte ligada ao processo, a primeira contagem deu a vitória  por 10 votos de diferença ao candidato do Partido Socialista (PS), Francisco  Guimarães. Após a recontagem, o PS acabaria por arrecadar mais um voto.

O PSD de Mogadouro ainda solicitou à APG uma recontagem total dos votos  para a eleição dos membros do executivo camarário, a qual foi rejeitada  por aquele órgão colegial. 

Por outro lado, o número de votos nulos inicialmente registado era de  178. Porém e após o apuramento por parte da APG, verificou-se que se tratava  de 168 já que foram contabilizados como votos nulos, os boletins que elegiam  os membros para Assembleia de Freguesia de Mogadouro. 

No final da contagem, apurou-se que o PS foi o vencedor da eleição para  a câmara de Mogadouro com um total de 3.450, conseguindo quatro dos sete  mandatos em disputa, e o PSD obteve um total de 3.439, elegendo três vereadores.

A Federação Distrital do PS, através de Jorge Gomes, reclamou a vitória  em Mogadouro, concelho que nos últimos 12 anos foi governado pelo PSD. 

Por seu lado, José Silvano, presidente da distrital do PSD, reconheceu  a derrota. 

Apesar das diversas tentativas, a agência Lusa não conseguiu obter hoje  uma reação dos candidatos do PS e do PSD. 

Na noite das eleições, o candidato do PSD à Câmara de Mogadouro, António  Pimentel, anunciou que iria solicitar a recontagem dos votos, quando se  falava que o PS tinha vencido pela diferença de apenas um voto. 

A situação foi confirmada à Lusa também pelo candidato socialista, Francisco  Guimarães, que discordou, porém, das contas do PSD.