Avião desaparecido no Atlântico

Air France condenada a compensar a família de uma vítima do voo AF447

A justiça brasileira condenou quinta feira a transportadora aérea francesa, Air France, a pagar uma indemnização de 1,15 milhões de dólares a uma das 228 vítimas do voo AF447, que se despenhou no mar em junho de 2009.

A 48 câmara civil do Estado do Rio de Janeiro condenou a empresa a pagar, por danos morais, uma indemnização de 2,04 milhões de reais (1,15 milhões de dólares) à família da procuradora deste Estado, Marcelle Valpaços Fonseca, morta na tragédia, anunciou o serviço de imprensa do Tribunal, qualificando o desaparecimento como uma "perda irreparável".



"É importante sublinhar que a perda de uma filha e de uma irmã (...) representa uma perda irreparável", declarou o juiz Mauro Nicolau Júnior nos seus considerandos, de acordo com o serviço de imprensa.



A 1 de junho, um Airbus A330 da Air France, que efetuava o voo AF447 entre o Rio de Janeiro e Paris, com 228 pessoas a bordo, despenhou-se no oceano Atlântico, por uma razão ainda desconhecida segundo os investigadores franceses.



Entre as vítimas desta catástrofe, a pior da história da companhia francesa, seguiam a bordo passageiros de 32 nacionalidades, entre os quais 72 Franceses, 59 Brasileiros e 26 Alemães.



Desde a catástrofe, várias famílias interpuseram ações na justiça contra a companhia francesa.



A última até à data foi interposta em novembro passado pelos familiares de oito vítimas em dois estados norte-americanos.



Quinta feira, o Gabinete de inquéritos e de análises francês (BEA), organismo público francês encarregue dos inquéritos técnicos sobre os acidentes de avião, anunciou que o início das buscas submarinas para encontrar as caixas negras do voo AF447 foi adiado.



O início das buscas no mar, que estava previsto para meados de março, "foi adiado", segundo um comunicado do BEA.



O Airbus A330 desapareceu brutalmente a cerca de 1.150 Km ao largo das costas de Recife (nordeste do Brasil) na noite de 31 de maio para 01 de junho.













(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)





Lusa