Brexit

Alemanha, França e Itália querem rapidez na saída dos britânicos e um novo impulso para o projeto europeu

A chanceler alemã Angela Merkel recebeu hoje, em Berlim, o presidente francês e o primeiro-ministro italiano. Os três líderes europeus discutiram a saída do Reino Unido e o futuro da União Europeia. A anfitriã do encontro anunciou que a Alemanha, França e Itália pretendem propôr aos restantes países da União Europeia que seja dado um "novo impulso" ao projeto europeu - nomeadamente nas áreas da Defesa e da Economia.

© Hannibal Hanschke / Reuters

Berlim, Paris e Roma vão mesmo apresentar uma proposta formal aos restantes chefes de Estado e de governo, uma proposta que deve ser implementada nos próximos meses, aproveitando o atual momento que se vive na Europa, com a partida dos britânicos.

Quanto ao Brexit, os três líderes são unânimes em afirmar que Londres tem de formalizar a saída, ativando o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Sem esse passo, nada mais pode ser feito.

Nesta reunião de Berlim, o presidente francês lançou mesmo um apelo aos britânicos: François Hollande diz que não há tempo a perder, para efetivar a saída do reino Unido da União Europeia. O encontro serviu também para passar uma imagem de união entre três dos fundadores.