May falava numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, sobre notícias recentes segundo as quais cinco meses depois do referendo o Governo britânico ainda não tinha um plano para o Brexit.
Theresa May reuniu-se hoje com Merkel depois do encontro que juntou na capital alemã o Presidente norte-americano, Barack Obama, May, Merkel e os líderes de Espanha, França e Itália.
"O trabalho está adiantado. Estamos preparados para acionar o artigo 50.º [do Tratado de Lisboa] em março ou finais de março de 2017", disse.
A saída da UE deve ser um processo "sem fricções" e "ordenado", prosseguiu, destacando a importância de "uma solução que satisfaça os interesses do Reino Unido, mas também dos seus parceiros europeus".
Merkel disse por seu lado que não abordou o 'Brexit' "em profundidade" no encontro de hoje, porque quaisquer negociações só podem avançar uma vez acionado o artigo 50.º. "Aceitamo-lo e esperamos o pedido", disse.
O diário The Times publicou esta semana uma notícia segundo a qual há divisões importantes no Governo britânico acerca do 'Brexit' e mais de 500 projetos diferentes para as negociações, o que implicaria pelo menos mais seis meses para definir as prioridades.