"O 'Brexit' faz parte de um amplo fenómeno europeu", disse à BBC o antigo líder do UKIP, que liderou a campanha pelo 'Brexit' que antecedeu o referendo de 23 de junho.
"O projeto europeu é um erro. Começou por ser uma boa ideia, mas um erro", acrescentou, explicando que a UE devia ser "uma Europa de nações soberanas e independentes que trabalham juntas e em que o Reino Unido desempenhe um papel de liderança".
Farage foi entrevistado pela BBC num 'pub' perto de Westminster, no centro de Londres, onde disse estar a celebrar "o dia em que um sonho impossível se tornou realidade".
O eurocético atribuiu este cenário "aos próprios erros" da UE, entre os quais "o alargamento para incluir os países mediterrânicos na zona euro" e "a crise dos imigrantes".
Nigel Farage advertiu que aumentam os "partidos que se opõem à UE" "de direita, de esquerda e do centro", sublinhando que a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, "pode tornar-se Presidente francesa".
O Reino Unido ativou hoje o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que inicia formalmente o processo de saída da União Europeia.
Em Bruxelas, vários eurodeputados do UKIP celebraram hoje o 'Brexit' na rua, em frente do edifício onde funciona a Comissão Europeia com cava, um vinho espumante produzido na Catalunha, e com um bolo com velas com o número 50.
"Hoje brindamos à liberdade e à democracia", afirmou a eurodeputada Margot Parker, enquanto o colega de bancada Raymond Finch preferiu brindar "ao começo da liberdade para o Reino Unido e para todos os povos da Europa".
Lusa